Você já deve ter passado por uma situação de precisar se apresentar e não saber por onde começar? Já sentiu aquele frio na barriga e deixou ser dominado por sentimentos negativos de medo de falar em público? 

Dicas para fazer uma boa apresentação pessoal e encantar o seu público! Comunicação assertiva

Hoje quero falar mais sobre comunicação assertiva e algumas dicas para fazer uma boa apresentação e fascinar o seu público através da oratória. O início de tudo é a sua comunicação.  De acordo com Peter Drucker, um estudioso da administração, 60% de todos os problemas das empresas resultam de falhas da comunicação. Deve estar fazendo fumacinha na sua cabeça, o que é comunicação assertiva? 

Não se trata de falar muito e também não se trata de falar pouco. E muito menos falar com palavras difíceis. Então como ser posso assertivo? Quando falamos pouco fazemos uma ideia de que o outro já sabe sobre o assunto e já possui as informações passadas. Falar muito é quando contamos tudo o que achamos que seja relevante mas o outro realmente necessita saber tudo o que você sabe? Antes de nos comunicarmos é necessário pensar se o conteúdo a passar será importante para o outro.

Dicas para fazer uma boa apresentação pessoal e encantar o seu público! Exemplo

O Dr Drauzio Varella foi muito utilizado pelas mídias na época mais forte da pandemia para explicar os cuidados que deveríamos ter com o vírus da covid-19. Ele explicava como é importante lavar as mãos mas não precisava falar de trocas celulares e reações químicas. Quando se trata por exemplo de uma plateia de médicos e estudantes de medicina. São pessoas diferentes, certo? Isso quer dizer que temos que adotar diferentes critérios no momento da comunicação. Entendendo primeiramente se aquele conteúdo é importante para quem vai receber. 

Para que a comunicação seja assertiva e eficiente é ideal ser uma comunicação simples e clara e se certificar que os dois lados entendam a mensagem. Para Sinek não importa o que você sabe sobre algo. O que importa é a facilidade com que o outro consegue entender.  

Dicas para fazer uma boa apresentação pessoal e encantar o seu público! Autoconhecimento

Um passo importantíssimo para ser eficaz em sua oratória, atende por autoconhecimento. Reflita. O que você tem a dizer? Qual mensagem você quer passar? Pense em um orador ou uma oradora que você admira. Pensou? Os grandes oradores tem uma mensagem muito clara para passar ou defender, se comunicam com pessoas diferentes e prendem a atenção delas. 

Voltando para a oratória, podemos considerar esses três fundamentos sendo eles: autoconhecimento, o seu estilo enquanto orador. Respiração/voz aqui entra a dicção, volume, ritmo, ênfase, e entonação da voz. Por último mas não menos importante o corpo, aqui falamos sobre a postura, rosto, gesto, e movimento. Esses três fundamentos contribuem para a mensagem que desejamos passar para o receptor, o conteúdo, e até o layout da apresentação, são os últimos aspectos analisados pela plateia em geral. 

Como fazer uma apresentação e fascinar o público?

Pode começar dividindo o alicerce em três partes: empatia, credibilidade e jornada do herói. Quando se trata de apresentação o primeiro passo é criar uma relação com o seu receptor. Para isso é importante demonstrar empatia através da sua fala, faça uma abordagem sobre família, amigos, interesse, esportes, atividades que pratica, pets ou até um fato engraçado sobre você. 

Nesse primeiro momento temos como importante, criar uma conexão com sua platéia. A primeira forma de fazer essa conexão é através da sua imagem. As pessoas vão se conectar primeiro com você depois com o que você fala.

Agora que seu público já se conectou com você pode até se identificar com você em alguns aspectos sobre sua vida pessoal. É hora de falar sobre sua vida profissional e transmitir credibilidade para a mensagem que passará. Fale sobre a sua experiência atual, empresas onde já trabalhou, clientes que já atendeu ou impactou. 

Você gosta de histórias de super-herói? Quando você conta histórias conecta-se com as pessoas. 

Você não precisa ser da liga da justiça ou um vingador e ter histórias fantásticas, muitas pessoas acreditam que não tem nada de interessante para compartilhar, mas na sua trajetória você deve ter cometido erros e também teve acertos que podem ser contados. Você pode ajudar bastante outra pessoa com a sua história de vida. Aqui nesse pilar você pode abordar sobre sua trajetória desenvolvendo uma habilidade, como iniciou, erros que cometeu, momentos de superação, aprendizados e como sua carreira se beneficiou dessa nova habilidade. 

Dicas para fazer uma boa apresentação pessoal e encantar o seu público!

Para criar storytelling (STORY: história em si e TELLING: forma de contar), seu pensamento deve estar no que seu público quer ouvir, ver e sentir através das suas histórias e assim conectar com você.  Quando conhecemos uma pessoa nós vem duas perguntas na cabeça: Posso confiar nessa pessoa? Posso respeitar essa pessoa? 

Existem passos a seguir para criar uma boa apresentação. O primeiro passo deles é conhecer a sua persona. Quero indicar um vídeo lá do meu canal no YouTube onde eu falo sobre persona. Ele está logo abaixo. 

Sabendo o nome, idade, local de morada, onde trabalha, qual o seu cargo, quais são os seus valores, suas dores, o que faz no dia a dia, quais são os seus medos, o que consome no dia e qual o seu sonho. Após realizar uma reflexão monte uma história baseada nos dados da sua persona. 

Todos nós somos influenciadores de alguma forma, por isso com a persona identificada, identifique agora quem é seu público e utilize as técnicas certas no momento da comunicação. Uma fala emocionante faz com que as pessoas se reconheçam, através da sua história. Por isso se mostre vulnerável, aceitando seus erros e compartilhando com os outros que nem sempre acertamos. 

Dicas para fazer uma boa apresentação pessoal e encantar o seu público! Conexão

Encaminhando-se para o final pode-se resumir que para ser eficiente ao se comunicar, você conecte os pontos da comunicação e saiba: o que você quer falar, e qual ideia quer defender. Esse passo é necessário que seja muito claro. Entenda qual é o seu público. Você precisa criar conexão de alguma forma para que sua ideia seja ouvida. Espero que nesse pequeno texto tenha dado para você aprender um pouco sobre as bases da comunicação eficiente para potencializar o impacto da sua mensagem. A comunicação é como um presente que você oferece a quem vai te escutar. Se ficar alguma dúvida você pode deixar nos comentários!!!

Um Abraço!!! 

Ricardo Dourado

Sobre o Autor