como-fazer-storytelling
como-fazer-storytelling

1. Como fazer storytelling – Reúna dados sobre a sua marca. 

Antes de começar a criar, o primeiro passo de como fazer storytelling é reunir o máximo de informações sobre você ou a sua empresa. Documente o início do seu negócio, visão inicial, histórias que marcaram a jornada do negócio, datas importantes.

Todo esse material reunido é a base de um storytelling autêntico e original com o qual as pessoas irão se relacionar e acreditar. As informações vão servir de referência para textos em blog, post para redes sociais e até mesmo vídeos no Youtube. 

Quanto mais informações você tiver e quanto mais consistentes forem esses dados melhor será o seu storytelling

2. Como fazer storytelling – Concentre-se na ação

Outra técnica importante de como fazer storytelling diz respeito a maneira como você vai usar as informações que você reuniu.

As histórias precisam ser dinâmicas, mostrar a ação e o seu desenvolvimento. Quando usar o storytelling nas narrativas da sua marca deixe claro a sua motivação, suas ideias e o que faz pelo seu negócio.

3. Como fazer storytelling – Foque nas partes mais relevantes

Além de contar histórias atraentes, como fazer storytelling é também saber o que dizer para a sua audiência.  

Por isso, seja qual for o meio escolhido para transmitir a mensagem – texto, vídeo ou áudio -, seja objetivo e foque nas partes relevantes para a narrativa. Cada ação vai ter um objetivo. A partir dele, pense no que pode reforçar a história e mais: em como você pode recontá-la, sem deixar as pessoas com aquela sensação de já vi isso antes. 

Uma grande dica que eu posso te passar pra não ser repetitivo ou “encher linguiça” na hora errada é adequar o storytelling ao meio. 

Um texto para um blog pode ter mais detalhes. Já um vídeo precisa ser dinâmico, ágil e ser direto ao ponto. 

4. Como fazer storytelling – Adeque a mensagem ao meio

Para criar uma história atraente e cativante, use características do meio a favor da sua narrativa. 

Se é um texto utilizar recursos textuais vai valorizar a história escrita, assim como recursos audiovisuais serão essenciais em materiais em vídeo ou áudio. 

Com isso em mente, o processo de como fazer storytelling consegue ser mais assertivo e a mensagem soará mais natural. 

Quer acertar nos áudios e vídeos? Se liga! 

pense no volume e no tom da voz do narrador;

nos vídeos, lembre-se que o rosto também é parte da mensagem;

valorize o contato visual;

use as mãos e os gestos para criar a linguagem corporal;

crie um ritmo de fala equilibrado e pausado.

Nos textos os recursos são totalmente diferentes:

divisão do texto: prefira parágrafos e frases curtas, formate listas em tópicos;

use a pontuação adequada;

dê no ritmo da história.

5. Como fazer storytelling – Dê um ritmo a suas histórias. 

Um bom storyteller cativa a audiência tanto com um bom assunto para sua história quanto no ritmo que imprime à narrativa.

Na hora de fazer um storytelling pense na sequência de fatos da história para criar um ritmo que incentive as pessoas a acompanhá-la.

Crie momentos de tensão, reviravoltas para marcar os momentos da história e fazer as pessoas se identificarem.

Conhecer o perfil de público da sua marca é importante para usar estratégias que vão dialogar com os seus interesses.

6. Como fazer storytelling – Aproxime as pessoas da sua história

Ao selecionar os principais fatos, não inclua apenas os momentos bons, conte também sobre os erros, os caminhos pelos quais eles levaram a jornada e como esse cenário mudou.

As pessoas querem conhecer a jornada e não só os resultados. Quer seja a narrativa de uma campanha ou uma apresentação da empresa em um evento, aproxime as pessoas da sua experiência.

7. Como fazer storytelling – Use a emoção para se aproximar do seu público

A emoção é uma das técnicas mais eficientes de como fazer um storytelling de sucesso. Através delas criamos conexões com as pessoas e, inclusive, com marcas.

Contar histórias com emoções também nos conecta com o lado humano. Por isso, marcas com narrativas genéricas e focadas 100% em vendas enfrentam muito mais dificuldades de atrair pessoas do que outras que conseguem unir o discurso de vendas com uma emoção corresponde ao produto ou serviço.

8. Como fazer storytelling – Estabeleça um conflito

O conflito no processo de como fazer storytelling é o gatilho que vai conduzir todo o fio da história.

Dessa forma, se você trabalha com um produto ou serviço, existe um conflito ou tensão prévia que o faz ser necessário para resolver a situação.

Explorar esses pontos ajuda a criar a conexão emocional da qual falei acima, o que torna o storytelling mais verídico.

E claro: você deve trabalhar os materiais de marketing de forma que o cliente chegue na solução para o seu problema.

9. Como fazer storytelling – Inspire-se nas jornadas clássicas

Como fazer storytelling é um processo desafiador na prática. Mas você precisa começar a afiar suas técnicas.

Uma dica para não errar é apostar nas jornadas clássicas para criação das histórias. São padrões reconhecíveis, mas se bem trabalhados chegam ao ponto .

Alguns exemplos de storytelling com jornadas de histórias clássicas são:

a jornada do herói;

a viagem ou a missão do tipo aventura;

a conquista pessoal;

os eventos de um determinado período.

10. Como fazer storytelling – Tenha continuidade na sua história

Uma narrativa de storytelling tem início, meio e fim. Essa divisão é uma forma de orientar a sucessão dos fatos e garantir uma continuidade lógica.

O início precisa ter um conflito que sirva de gancho para o desenvolvimento da história, o que vai prender a audiência. O meio deve entreter e delinear o caminho que vai levar aos resultados que vão fechar e servir de chamada para ação.

11. Como fazer storytelling – Crie narrativas visuais

A última dica de como fazer storytelling é tornar a narrativa visual até quando você estiver construindo um texto. O objetivo é fazer o público visualizar em suas mentes a história.

A história pode ser localizada em um cenário que pode ser descrito, destacando suas características principais.

Os sentidos podem ser explorados para criar conexões, mostrar e expressar as emoções.

Por fim, as imagens entram como forma direta de mostrar a história exatamente como você imaginou com as cores, elementos e movimentos através de desenhos, infográficos, vídeos, etc.

Agora que você tem um passo a passo pode começar a colocar em prática como fazer storytelling da sua marca.

Gostou das técnicas? Vai botar tem prática? Conta pra mim nos comentários!

Um abraço

Ricardo Dourado

Sobre o Autor