Você já deve ter ouvido falar no marketing humanizado? Ele representa uma tendência para o futuro. Pelos simples fatos de pessoas se conectarem com pessoas. Fica neste artigo até o final desse artigo que eu vou te mostrar uma forma de humanizar a sua marca sem precisar aparecer. 

marketing humanizado

A conexão com pessoas é a base do marketing humanizado. Os leads são humanos! Os seus seguidores do Instagram são humanos. A grande maioria é pra ser. Já que eles são humanos, pessoas. Então porque ainda tratamos como apenas números? São números de seguidores, de salvamentos, de likes, de compartilhamentos. 

Ninguém mais quer ouvir você falando apenas da sua marca e dos benefícios dos seus produtos. Isso soa arrogante e distante dos seus leads. A função na rede social é criar vínculos com o seu lead e não vender produtos. Quando você se atenta, escuta e gera uma ligação com os seus leads, dá o primeiro passo para o marketing mais humanizado. Vamos entender mais sobre isso agora!

O que é marketing humanizado?

Imagine trazer a experiência humanizada, em uma relação calorosa e pessoal para a sua marca. Isso significa que, em vez de tratar o seu lead como um número na rede social, as marcas focam em proporcionar uma experiência diferenciada e personalizada. 

Isso é o marketing humanizado. Não basta colocar imagens de pessoas no instagram ou acrescentar o nome do cliente do e-mail enviado. É preciso fazer mais.

Pilares do Marketing Humanizado 

Humanizar para entrar na moda não é uma opção. O seu público quer ver você, ouvir você e entender você. 

Um marketing humanizado precisa apresentar esses três pilares.

Emoção: Contar histórias é apenas uma das formas de gerar uma emoção nos seus leads. Qual história sua marca possui? Como você pode contar? Fale de você e se conecte com seus leads. 

Empatia: conheça seu lead a fundo e entenda seus desejos, medos e sonhos. Isso fará com que tenha mais empatia, conseguindo conversar de pessoa para pessoa e gere conexões reais. 

Ética: ser ético por si só não precisa de muitas explicações mas de forma direta, faça ao próximo aquilo que gostaria que fizessem com você. Trate o seu próximo como você gostaria de ser tratado(a). A energia que você transmite ao Universo é a mesma que retorna para você.

Como a minha marca pode ser mais humana? 

Humanizar uma marca é ir além de produtos e serviços, é construir relacionamentos. Ao tornar sua marca mais humana, você cria uma conexão emocional com seus clientes, aumentando a fidelidade e a percepção de valor.

Aqui estão algumas dicas para tornar sua marca mais humana:

1. Conheça seu público profundamente:

  • Entenda seus valores: Quais são as causas que eles apoiam? Quais são seus sonhos e aspirações?
  • Identifique suas dores: Quais são os problemas que sua marca pode ajudar a resolver?
  • Personalize a comunicação: Adapte sua linguagem e tom de voz ao seu público.

2. Construa uma narrativa:

  • Crie uma história: Compartilhe a história da sua marca, seus valores e sua missão.
  • Use storytelling: Conte histórias que inspirem e conectem com as emoções do seu público.
  • Mostre a face humana da sua empresa: Apresente sua equipe, seus processos e seus valores.

3. Comunique-se de forma autêntica:

  • Seja transparente: Seja honesto sobre seus produtos, serviços e valores.
  • Use uma linguagem simples e clara: Evite jargões técnicos e complexos.
  • Mostre sua personalidade: Deixe sua marca transparecer sua identidade e seus valores.

4. Interaja com seu público:

  • Esteja presente nas redes sociais: Responda a comentários e mensagens, incentive a participação e crie comunidades.
  • Ouça seus clientes: Crie canais de feedback e mostre que você valoriza a opinião deles.
  • Personalize o atendimento: Ofereça um atendimento personalizado e humanizado.

5. Demonstre empatia:

  • Coloque-se no lugar do cliente: Entenda suas necessidades e expectativas.
  • Mostre que você se importa: Demonstre cuidado e atenção em todas as suas interações.
  • Ajude seus clientes: Ofereça soluções e suporte sempre que necessário.

6. Invista em experiências:

  • Crie experiências memoráveis: Surpreenda seus clientes com ações que vão além do esperado.
  • Personalize as experiências: Ofereça experiências únicas e relevantes para cada cliente.
  • Incentive a participação: Crie eventos e ações que envolvam seus clientes.

7. Seja responsável:

  • Ajude a comunidade: Apoie causas sociais e ambientais.
  • Seja ético: Atitude é tudo! Seja transparente e honesto em todas as suas ações.

Um abraço

Ricardo Dourado

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