O que é marketing digital?

Marketing digital é a publicidade realizado através da internet. Ele usa ferramentas como redes sociais, blog, e-mail marketing. O ambiente digital permite que empresas se aproximem mais de seus clientes, e é nesse ponto que que precisam saber uma comunicação assertiva. O marketing digital facilita a comunicação entre empresa e cliente de uma forma personalizada. Marketing é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas. A internet é muito mais rápida do que as outras mídias. A empresa cria uma comunicação específica e tem o feedback dos consumidores de forma imediata. E isso é um termômetro para medir a aceitação de um certo conteúdo. Se a empresa perceber que não que os resultados atendendo a expectativa, basta adotar novos rumos.

Marketing digital também pode ser entendido como um conjunto de ações de divulgação e comunicação que uma empresa ou pessoa utiliza no formato online. Adota práticas de promoção de produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição online, para que estes cheguem aos clientes rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência. 

Marketing Digital X Marketing Tradicional

O marketing digital difere do tradicional pela utilização de ações e estratégias exclusivas para os canais online , que permitem análise de resultados em tempo real. A comunicação digital com os possíveis consumidores é pensada visando uma meta a ser alcançada e partir daí é que se define o melhor canal digital a ser utilizado. Um diferencial do marketing digital é a possibilidade de um tratamento mais personalizado e direto com o cliente, compreendendo suas necessidades e buscando sempre a satisfação do mesmo da melhor maneira. Um ótimo exemplo são campanhas feitas nas redes sociais, o Facebook e o Instagram que conseguem atingir grande parte da população mundial em pouco tempo. 

Com a simplicidade, rapidez na execução e o poder de liberdade do usuário nas redes sociais impulsionaram a estratégia do marketing digital neste meio, que as empresas passaram a investir cada vez mais na criação de um canal de comunicação direta com o cliente, as chamadas fan pages ou também conhecida como paginas de negócios. Antes de se pensar na existência das redes sociais caso um cliente tivesse problemas com um produto teria que ligar em um numero o que demandava muito tempo.

Hoje com o advento das redes sociais o cliente tem uma forma mais rápida de chegar até a empresa. As empresas estão a um toque do dedo na tela do Smartphone.